Eventos


EAD encontro





O Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH) acontece a cada dois anos, intercalado com o Congresso Brasileiro de Zoologia, sendo palco de debates importantes sobre a Herpetologia Brasileira.
Para a sexta edição do Congresso Brasileiro de Herpetologia, a cidade de Salvador, no Estado da Bahia, foi a cidade-sede escolhida. A programação geral do VI CBH inclui ampla diversidade de assuntos relacionados ao estudo de anfíbios e répteis. Embora esta programação cubra muitos assuntos, a organização do congresso pretende oferecer espaço privilegiado para assuntos aplicados ao tema-alvo do evento – Herpetologia Integrativa.
O VI CBH terá diversas atividades simultâneas, tais como apresentações de trabalhos (painel e oral), palestras, conferências, mesas-redondas, oficinas e concursos. As atividades terão como cerne a discussão tanto de assuntos acadêmicos quanto aspectos aplicados envolvendo diagnósticos e soluções para problemas ambientais. Espera-se com tais discussões promover colaborações entre pesquisadores, oferecer subsídios a profissionais de empresas e órgãos governamentais e aprimoramento da formação de estudantes.




II Congresso Internacional Transdisciplinar de Proteção a Fauna.






 


Mais Informações:



III Encontro de Pesquisa em Parasitologia da UFMG
Nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2012, será realizado em Belo Horizonte (MH) o III Encontro de Pesquisa em Parasitologia da UFMG. O evento será realizado no Salão Nobre do CAD - Centro de Atividades Didáticas 1 - UFMG. A programação do evento conta com mesas redondas, conferências e ainda a premiação de trabalhos da área. Mais informações:
 http://parasitologia.icb.ufmg.br/ep2012/ .


VI Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos
O VI Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos irá ser realizado na cidade de São Lourenço (MG), nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2012. O evento contará com uma variada programação científica e exposição de produtos e serviços da área laboratorial. O tema central este ano é "“Aplicações para o Laboratório de Pequeno e Médio Porte”. Mais informações: www.afarbica.com.br .


I Simpósio Brasileiro de Sinalização de Cálcio: Bioquímica e Fisiologia Celulares
O I Simpósio Brasileiro de Sinalização de Cálcio: Bioquímica e Fisiologia Celulares ocorrerá de 03 a 05 de outubro de 2012, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, BH/MG - Prédio CAD 1 do ICB). O evento é voltado para os últimos avanços da ciência e tecnologia no estudo da sinalização de cálcio de organismos unicelulares aos multicelulares, passando pelas plantas, leveduras, protozoários até aos mamíferos. O simpósio compreenderá o lançamento do livro “Sinalização de Cálcio: Bioquímica e Fisiologia Celulares”, do qual muitos dos palestrantes têm capítulos escritos na obra. Mais informações: www.sinalizacaodecalcio.com.br .







28º Reunião de Genética de Microrganismos

A Reunião de Genética de Microrganismos é um evento tradicional na área, que ocorre a cada 2 anos, tendo sido organizado pela primeira vez em 1973 na ESALQ-USP. A REGEM é aberta a profissionais e estudantes de diferentes áreas, permitindo a apresentação e a discussão de trabalhos de pesquisa nas áreas de Genética, Microbiologia, Biologia Molecular e Biotecnologia. O maior objetivo da REGEM é permitir o contato e a confraternização de estudantes e pesquisadores interessados na área de Genética de Microrganismos e incentivar pesquisas nessa área, no país. Neste ano será realizado a 28º REGEM imediatamente antes do 58º Congresso Brasileiro de Genética, na cidade Foz de Iguaçu (PR), no Rafain Palace Hotel, no período de 09 a 11 de setembro de 2012, como um "pré-evento”. Mais informações: 
http://www.sbg.org.br/28Regem/index.htm .

Fonte: CRBio 04
SemaBio

Semana da Biologia da Universidade de Brasília (SemaBio-UnB) é um evento organizado majoritariamente por alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas da UnB, em parceria com alunos de pós-graduação, professores e demais profissionais da área. O principal objetivo do Evento é o propiciar atividades que ampliem, diversifiquem e complementem a formação acadêmica dos estudantes de Ciências Biológicas e áreas correlatas.


XI SemaBio-UnB será realizada na semana de 22 a 26 de outubro de 2012 e seu tema principal é o Fim do Mundo, devido às previsões apocalípticas da civilização Maia em relação ao fim deste ano. Mesmo não sendo confirmadas, essas previsões despertaram a curiosidade de muitos em relação a assuntos catastróficos e apocalípticos, 




http://xisemabiounb.blogspot.com.br/



6º Encontro Mineiro de Espeleologia
O Guano Speleo/UFMG (GUANO) e a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) irão realizar o 6º Encontro Mineiro de Espeleologia, de 19 a 23 de julho de 2012, nas dependências do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte/MG. O objetivo é reunir espeleólogos mineiros e de outras regiões do Brasil para avançar nas discussões sobre a espeleologia mineira, abordando também questões relacionadas à espeleologia nacional. A programação do evento conta com palestras, mesas redondas, mini-cursos e visitas técnicas a cavernas da região. Mais informações:http://www.cavernas.org.br/6emespe.asp .


III SimCBio
O III Simpósio de Ciências Biológicas - SimCBio é organizado pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiânio - Campus Ceres. Visando promover o enriquecimento curricular, o simpósio não possui temática específica, abordando diversos temas, tais como, saúde, bem-estar, meio ambiente e tecnologias. A 3ª edição do simpósio contará com palestras e mini-cursos e será realizada nos dias 27 a 29 de junho. O evento tem o apoio do CRBio04. Mais informações: http://simcbio.wix.com/biologia#! .

III ENCONTRO DE MEIO AMBIENTE DA ATISA
Acontecerá no dia 05 de junho de 2012, no auditório do CREA, o III ENCONTRO DE MEIO AMBIENTE DA ATISA. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.ema2012.com.br