quarta-feira, 6 de junho de 2012

Programa Detetives da Natureza 2º Curso teórico-prático de campo para a identificação e monitoramento de mamíferos silvestres por pegadas


Período de realização: 18 a 22  de Junho de 2012

Local: Parque Estadual do Sumidouro - Distrito de Fidalgo - Municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa,MG. 

Objetivos do curso  
Durante este curso intensivo teórico-prático, os cursistas entrarão fundo no mundo do rastreamento de mamíferos silvestres, iniciando com aspectos básicos de anatomia das patas de mamíferos, nomenclatura da morfologia das patas e pegadas, caracterização de pistas, mensuração e coleta (ou formas de registro) de pegadas, identificação de pegadas de mamíferos por grupo taxonômico no campo. Por fim, praticarão formas de apresentação de informes técnico-científicos. 

Público-alvo  
Estudantes e profissionais da área ambiental que necessitem iniciar ou aprimorar o uso de pegadas de mamíferos em estudos de biologia de campo. Profissionais de outras áreas que precisem detectar e estudar mamíferos por pegadas também podem ser alunos do curso. 

Conteúdo 
Através de aulas práticas e teóricas este curso abordará os principais assuntos envolvidos na identificação e estudo de pegadas de mamíferos silvestres, conforme apresentados na seqüência:  

- Introdução - objetivos e taxonomia, com ênfase na classificação atualizada dos mamíferos.  - Conhecimento básico - a morfologia das patas dos mamíferos, medidas e terminologia, classificação dos padrões de pegadas e interpretação dos padrões de caminhamento.  - Técnicas de rastreamento - imagem de busca de pegadas, verificação positiva, equipamento e "coleta" de pegadas, notas de campo, o cenário, avaliação inicial do que se vai registrar, tamanho relativo das pegadas de espécies correlatas, marcas de garras nas pegadas, sexagem, outros tipos de sinais de mamíferos, "idade" das pegadas. 

- Variações nos padrões de pegadas entre os representantes dos grupos taxonômicos. - Preparação de listas taxonômicas.  - Avaliação da abundância relativa das espécies de mamíferos por pegadas.  - Determinação de ritmos de atividade com base no monitoramento de pegadas.  - Avaliação do uso diferencial de habitats com base na presença/ausência de pegadas.  - Formas de apresentação de resultados de pesquisas de campo. 

Instrutor 
Dr. Julio Cesar Dalponte    Doutor em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2003), membro do Grupo Especialista e Canídeos da União Internacional para a Conservação da Natureza e do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais - Pró-Carnívoros. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia Comportamental e Conservação de Carnívoros, atuando principalmente no ensino da Zoologia, na pesquisa, conservação e inventário de mamíferos nos biomas e agroecossistemas brasileiros. Autor do livro "Rastros de Mamíferos Silvestres Brasileiros - Um guia de campo", Editora da UnB. 

Investimento
Empresas e profissionais liberais R$ 1.174,00
Estudantes e ONGs R$ 758,00

O VALOR DO CURSO INCLUI 4 DIAS DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO NO LOCAL DO CURSO E TRANSLADO EM HORÁRIO PRÉ-DETERMINADO. INCLUI TAMBÉM MATERIAL DIDÁTICO E CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Telefone para contato: (16) 9993 - 0037
E-mail: consulterastos@yahoo.com.br
Site: http://www.wix.com/consulterastos/dalponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário